quinta-feira, 30 de junho de 2011

Hoje eu sei.





Hoje eu sei
Que o depois pode não chegar,
Que algum dia pode ser dia algum,
Que o amanhã pode tardar,
E que a hora certa pode nunca acontecer!


Hoje eu sei
Que o tempo vai passar,
Que o rio vai correr,
Que as coisas podem mudar,
Que o momento certo pode nunca vir a ser!


Hoje eu sei
Que o amanhã está longe,
Que o depois é incerto,
E que o futuro pode não acontecer.


Hoje eu vou
Hoje eu vou fazer,
Hoje eu vou ser,
Hoje eu não vou deixar passar!


Hoje eu vou
Hoje eu vou amar,

Hoje eu vou abraçar,
Hoje eu vou ligar, vou encontrar!
Hoje eu NÃO VOU DEIXAR PASSAR,
PORQUE HOJE EU SEI!



Lis Ávila

quarta-feira, 2 de março de 2011

Regra três


Momentos felizes deixam raízes,
fazem a gente ficar,
persistir,
se entregar
sem desistir.
mas uma hora cansa,
o perdão cansa de perdoar,
o coração cansa de esperar,
a gente cansa de não ser,
cansa de não ter,
cansa do não saber,
cansa de só, remar.
cansa e deixa as portas abertas
sempre na doce espera
de ver, mais uma vez, o amor entrar.


Lis Ávila

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Por mim


Eu fiquei

Por inteira

Com toda minha bagagem,

Com toda minha vontade.

Eu fiquei

E não era para brincadeira,

Levei a sério,

Queria ser de alguém!

Eu fiquei.

Me entreguei,

Quis cuidar,

Quis amar,

Eu fiquei.

Fiquei para ser sua,

Para te sentir meu,

Para ser nós...

Eu fiquei.

Para permitir,

Para fazer o coração sorrir,

Para colorir.

Eu fiquei.

Escolhi assim.

Fiquei por mim!

Por mim, ficaí?


Lis Ávila

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Começo


Bom mesmo são os começos
O começo da conversa
O primeiro beijo
O começo das aulas,
O começo do verão,
O começo do ano.
E o começo do fim,
Por que não?
Fazer ser sempre um novo começo.
Sem rotina,
Começo da diversão,
Da cumplicidade,
Da divisão.
Bons são os começos
E todo dia eu começo
A viver em razão do coração.
Tem pressa não.
Todo começo um dia começa
A deixar de ser começo
Pois a vida espera
Pelo começo da entrega!


Lis Ávila

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Ficaí


"É que eu já estou
Quando a gente está não tem como fugir.
Estou todo dia
Pro que der e vier
Estou todo dia,
Com toda alegria.
Já estou
não tem como fugir,
Estou para ficar,
Para aproveitar!
Ficaí,
Fico aqui...
Fiquemos assim,
Todo dia!
Sempre mais,
Todo dia!
Por inteiro,
Todo dia!
Novo começo."


Lis Ávila

Primeiras vez


"'Tudo o que é vivido pela primeira vez não tem comparação'
Não tem explicação,
Não há que entender.
Tudo o que é vivido pela primeira vez vem com mágia
Rico em poesia...
Vem pra ficar,
Pra marcar!
E é sempre primeira vez,
Como cada dia que é um novo começo!"

Lis Ávila

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Deixa assim...


Deixa assim...

Deixa vir com calma

Deixa beijar a alma

Deixa assim...

Deixa ser de fininho

Deixa vir aos pouquinhos

Deixa assim...

Deixa ser um beijo que cala

Deixa vir o vento que embaraça

Deixa assim...

Deixa que o sorriso venha de graça

Deixa que o arrepio na pele faça sua morada

Deixa assim...

Deixa ser no diminutivo

Deixa o coraçãozinho do dengo ser amigo

Deixa assim...

E deixa assim...

Que de mansinho se vai longe

Devagarinho se faz grande

E com jeitinho se faz apaixonante.


Lis Ávila

domingo, 28 de novembro de 2010

Pois é


Todo mundo vai em busca do seu grande amor

E você, que com corações brincou

Fica assim, no desamor!

Você que do sentimento duvidou

Que do amor não cuidou

Nem percebeu que ele chegou

Acaba pagando pela dor que causou

Sofre tanto o coração daquele que não amou!


Lis Ávila

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Estação.


Meu coraçao foi apenas estação
Estrada deserta, esperando para ser descoberta
Você chegou por chegar dando cor ao lugar
Seu olhar foi meu vapor pra dar vida àquele mesmo lugar
Pra estraçalhar minha dor pra eu não chorar
Até a hora de chorar mais uma vez chegar!
Pra eu não chorar minha dor,
Seu sorriso veio me acalmar
Foi colorir com seu calor o meu lugar
Para meus olhos iluminar
Pra atiçar meu prazer
Pra rasgar minha paz
Pra fazer o comum virar sensacional
Levar as dores de amor pra nunca mais
Até chegar a hora de mais uma vez doer e doer mais!

Lis Ávila .

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Alimento


me alimenta o coração,
a alma,
a imaginação
com um alimento doce,
sensual,
estimulante,
sem igual,
trazendo a paz,
transbordando emoção,
me fazendo querer mais,
atiçando a imaginação
Despertando vontades,
pareço ter dentro de mim um furacão.
me alimento de suas verdades,
e em forma de gratidão,
te distribuo sorrisos cheios de saudades,
te levo pra outra dimensão,
depois te enlouqueço,
e me enlouqueço curtindo essa paixão,
sua vida viro ao avesso
e cada dia será um novo começo,
e assim também alimento seu coração!
Lis Ávila

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Sem mais nem por quê.


Sem mais
Nem por quê,
Desanda,
E é uma dor
Tamanha,
São peças que o coração
Apronta.
De repente um velho desejo
Toma conta,
E sem pensar mais uma vez a gente
Sonha,
E se encontra,
E assim por querer
O descontrole resolve aparecer
E o sorriso invade nosso ser.

Lis Ávila

domingo, 22 de agosto de 2010

Fala realizar







falar, falar...
uma ação vale mais que mil palavras, de que ainda tanto falar?
tanto falar quando a ação é desejada.
tanto falar,
falar e não praticar,
falar por falar?
mesmo que o falar seja intencionado,
de coração, de coração apoiado,
falar é só falar,
agir é mais delicado,
mais preciso, mais apaixonado...
agir é mais real,
menos cruel,
falar é surreal,
agir é fugir do normal.
uma ação vale mais que mil palavras,
faça mais,
faça por todas as palavras...
faça mais,
faça sempre, a ação é sempre desejada,
faça e não deixe de falar,
fale mas faça,
sempre que seu coração pular,
quando ele dançar,
deixe ele te mostrar
como é bom falar,
quando se tem a intenção da fala realizar.

Lis Ávila

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Quem me dera






Eu faço poesia,
Na verdade não faço nada!
Ah quem me dera ser poetisa,
Escrever versos,
Contos,
Prosa.
Ah quem me dera ser sofredora,
Fingidora,
Autora.
Quem me dera de poesia viver,
Poesia respirar
E com a poesia morrer.
Quem me dera a "dor do amor machucado" de vinicius sentir,
O grande amor triste viver
E sobre ele escrever.
Quem me dera a dor fingir,
O lado avesso de Drummond em mim fluir,
Parar de sorrir.
Quem me dera saber escrever,
Poesia fazer.
Mas poetisa não posso ser,
Como Vinicius diz,
Ando tão feliz.

Lis Ávila

domingo, 23 de maio de 2010

Bela


Água,

Ar,

Vento,

Luz.

O azul,

O verde,

O amarelo,

O branco das nuvens,

A harmonia das cores

Numa tela linda

Chamada terra.

As plantinhas, os oceanos, os animais,

Os humanos tentando viver em paz,

O brilho do arco íris,

O calor amarelo do sol,

A brisa fria do fim de tarde,

O cheiro de terra,

O cantar das aves.

A natureza é mesmo bela,

Bela de uma beleza única,

De uma beleza dela.



Lis Ávila

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Marcineiro



Um lugar mágico
Encantado
Quem o visita esquece os problemas,
Nesse lugar todo mundo é feliz
Cada pessoa se torna simples
E dá valor a simplicidade
Isso o torna especial.
Construído por uma pessoa de igual valor
E com muito amor
Sabendo disso
Aumenta ainda mais nossa admiração
Para com esse casarão.
O criador desse paraíso
O construiu com muito siso
Fez, refez
Mudou, transformou
Sempre tentando melhorar o melhorado
E falando com entusiasmo
Do seu cantinho amado.
Esse cara é incrível
E fez tudo bem certinho
Ele é meu avô
O lugar é seu sítio
Nosso paraíso escondido.
Lis Ávila

terça-feira, 18 de maio de 2010

Mundo capitalista



Que mundo é esse
Onde o dinheiro domina
O capitalismo vai além da ética
As pessoas são fúteis
A natureza não é preservada,
Mas ninguém se importa?
Nesse mundo capitalista
As pessoas acham que dinheiro vale tudo
Ou o pior, que dinheiro compra tudo.
Como já dizia o Greenpeace
Órgão que protege nosso verde
"Quando tudo isso acabar
Vão perceber que dinheiro não se come."
A vida, o que é vivo
Vai muito além do que o dinheiro pode comprar
Muito além do que o dinheiro pode ter
Muito além desse capitalismo devastador
Muito além das aparências.


Lis Ávila

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Permita




Permita que seu mundo seja só sorriso


Que o amor seja seu amigo,


Permita que a felicidade te invada


Que a serenidade seja sua aliada,


Permita que em seu coração nasça uma flor


Que sua vida ganhe mais cor,


Permita sonhar acordado


Sentir a emoção de estar apaixonado,


Permita-se viver


Apostar tudo sem temer.


Permita!






Lis Ávila

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Só Sorriso




Só sorrisos


Parece impossível


Ser assim


Só sorriso


Pode ser surreal


Fora do normal


Mas não faz mal!


Sou só sorriso


E se vens comigo,


Contigo os divido!


Compartilho,


Te dou de graça


Ou emprestado


Até uma troca eu faço


Troco por carinho


Beijinho


Por seus sorrisinhos.


Vou colecionar


Fazer um colar,


Na minha janela pendurar,


De sorrisos vou me vestir


Quando a noite cair,


E a luz sumir


De sorriso o mundo vou iluminar,


E de rosa e azul tudo colorir.






Lis Ávila

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Uma tarde comum


Um dia comum
Um restaurante comum
Pessoas comuns
Tudo tão comum
Três pessoas chegaram para animar
Três palhaços foram comentar
Sobre os problemas sociais e analisar
A nossa reação para os ajudar
Tudo que estava tão comum
Ganhou um colorido
E se pôs a brilhar.



Lis Ávila

sábado, 8 de maio de 2010

Hoje


O hoje é meu
Amanhã é outro conto,
Outro ponto,
Outro encontro.
O hoje a mim pertence,
Amanhã é outra história,
Sem volta,
Tão nova.
Do hoje eu cuido,
Amanhã me descuido,
Sem rumo,
Num abismo profundo.
Hoje eu decido,
Amanhã intensifico,
Ou desligo,
Modifico.
Hoje eu quero,
Amanhã me desespero,
Às vezes nego,
Ou me entrego.
Hoje eu faço,
Mas se amanhã desfaço,
Ou refaço,
Hoje eu sei!
Amanhã já é outro passo.

Lis Ávila